InícioCinemaOlhar de Cinema mostra curta-metragens

Olhar de Cinema mostra curta-metragens

spot_img

De 20 de junho a 4 de julho, curtas-metragens brasileiros da programação da 12ª edição do festival poderão ser conferidos no serviço de streaming.

De 20 de junho a 4 de julho, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, em uma parceria inédita com o Itaú Cultural Play, disponibilizará diversos curtas-metragens brasileiros de sua programação na plataforma.

São 21 produções que poderão ser conferidas de forma online e gratuita, mediante um simples cadastro. A colaboração é resultado da comemoração dos 2 anos do serviço de streaming, cuja chegada no mercado marcou um novo ciclo da instituição com o mundo do cinema e do audiovisual.

“Estamos muito felizes em poder levar uma parte da nossa programação para todas as partes do Brasil, promovendo a disseminação do cinema independente de forma gratuita e democrática. Essa é uma das coisas que ficaram da importância do híbrido, da importância do online e da importância de estarmos presentes nas salas de cinema. O Olhar surgiu para isso, mas também para termos essas outras janelas para os filmes que por aqui passam”, diz Antonio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.

Coelhitos e Gambazitas – Mostra Pequenos Olhares – Curta Metragem – Olhar de Cinema/Divulgação

Dentro da Mostra Pequenos Olhares, dedicada às crianças, os curtas-metragens disponíveis são:

“A Menina e o Mar” (Dir. Gabriel Mellin | Brasil |18 min) – Um dia de passeio entre mãe e filho. À beira mar, o menino, que tem medo do mar e das criaturas que vivem nele, conhece uma menina cega, que lhe ensina de forma poética, a ouvir e sentir o mar e toda a vida real e imaginária que existe ali.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-menina-e-o-mar/

O curta já ganhou vários prêmios pelo mundo e tem direção de Gabriel Mellin, nomeado como Melhor Direção no Cannes Shorts.

“A Pedra Mágica” ( Dir. Paula Herreras Vivas | Argentina |8min) – Uma jovem em uma praia distante cria um laço único com o mar, que a presenteia com uma pedra mágica. Formas geométricas desenhadas na areia vão abrindo um universo de encontros para uma menina mapuche que chega a uma praia deserta. Pedras mágicas e brilhantes dentro do mar e dentro do céu se encontram a partir dessa personagem, que funciona como a interseção entre esses dois universos.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-pedra-magica/

No filme, que se funda na cosmovisão mapuche de que o mundo só existe no encontro entre essas dualidades, no complemento dos contrários, é uma criança quem canta a melodia das encruzilhadas.

“Coelhitos e Gambazitas” (Dir. Thomas Larson | Brasil |10 min) – Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal na relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, especialmente o irmão mais velho, que mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/coelhitos-e-gambazitas/

“De Miau a Pior” (Dir. Rodrigo Toporov |Brasil | 4 min) – Um gato azarado vive em constante mau-humor, até que uma situação inusitada o faz se perder de casa e conhecer um otimista vira-lata caramelo que lhe propõe um novo jeito de olhar a vida.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/de-miau-a-pior/

“Diafragma” (Dir. Robson Cavalcante | Brasil | 10 min) – Carlos, uma criança muito criativa, sempre considerou seus olhos como sua maior fonte de diversão. Na adolescência, após ser diagnosticado como diabético, ele descobre que logo deixará de enxergar. A história é contada a partir do ponto de vista do protagonista, que recapitula as diferentes fases de sua vida, dividido entre a contemplação de um mundo repleto de imagens e o desafio de conviver com a cegueira.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/diafragma/

“Elo” ( Dir. Ainslie Henderson | Escócia |9 min) – Três espíritos da floresta exploram os conflitos humanos causados por criatividade, possessividade e desejo por status;

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/elo/

“Jussara” ( Dir. Camila Ribeiro | Brasil | 8 min) – Jussara é uma contadora de histórias que mora em uma pequena vila, onde é querida e respeitada por todos. Cuidando sempre de todos, Jussara era feliz. Chega o momento em que suas histórias começam a invadir sua casa e ela precisa olhar para si pela primeira vez.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/jussara/

“Teo, o Menino Azul” (Dir. Hygor Amorim | Brasil |10 min) – Teo é um menino inconformado com os problemas do mundo e com o egoísmo da humanidade. Após um sonho, ele tem uma ideia fantástica de como resolver esses desafios e trazer paz ao mundo.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/teo-o-menino-azul/

O curta já passou pela 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, pela 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e pelo 20º FICI – Festival Internacional de Animação Infantil, chegando agora no Olhar de Cinema. “Teo, o Menino Azul” será exibido no dia 16 de junho (sexta-feira), às 14h, no Cine Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451 – Cidade Industrial de Curitiba).

A Trilha Sonora de um Bairro- Mostra Mirada Paranaense – Curta Metragem – Olhar de Cinema/Divulgação

Dentro da Mostra Mirada Paranaense, um espaço dedicado a apresentar ao público um panorama da produção audiovisual local e do estado do Paraná, os curtas-metragens são:

“A Trilha Sonora de Um Bairro” (Brasil | 12 min) – A trilha sonora do bairro Cidade Industrial de Curitiba, localizada na periferia da capital paranaense é o rap. O documentário dirigido pela dupla Betinho Celanex e Danilo Custódio traça o retrato da região a partir do cenário cultural desconhecido e negado pela “cidade modelo”. Partindo de entrevistas com rappers do grupo J.A.C, o filme lança um olhar além dos estereótipos criados sobre o território.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-trilha-sonora-de-um-bairro/

“Blackout” (Brasil | 15 min) – No filme londrinense de ficção científica, dirigido por Rodrigo Grota, acompanhamos a jornada de Yuri em busca de sua mãe nas ruínas de um hotel destruído por um meteoro, com a ajuda da misteriosa Maya. As movimentações nas redondezas do prédio são atípicas, e o espaço-tempo não respeita as delimitações da memória.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/blackout/

“Midríase” (Brasil | 7 min) – O filme universitário de Eduardo Monteiro coloca em protagonismo dois seres que residem em um mundo isolado e artificializado. Juntos, eles experienciam interações inusitadas, que afloram curiosidades e despertam um caos delimitado ao universo plástico. Entre stop-motion e live-action constrói-se uma narrativa onírica que desfruta dessa mescla, aludindo ao clássico experimental Neighbours (1952), de Norman McLaren.

“Pés que Sangram” (Brasil | 14 min) – As irmãs Clara e Aurora percorrem suas memórias em busca de respostas sobre a fantasmagórica mãe. Quem são essa mãe e esse pai que chegam e partem pelo porto e que preferem evitar as mudanças? Uma câmera por vezes inquieta que vasculha, revira, tenta decifrar os fragmentos da lembrança. Um local abalado por tremores, sons de bombas e mistérios.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/pes-que-sangram/

“Pixo na Cidade Modelo” (Brasil | 17 min) – A partir de uma conversa e troca com alguns importantes nomes da pixação em Curitiba, bem como pessoas dedicadas a produzir um pensamento teórico sobre o gesto de inscrever assinaturas contra a arquitetura do status quo, o filme, com roteiro de Willian Germano, tenta destrinchar algumas das motivações por trás dessas grafias tão conhecidas nas grandes cidades. Há um exercício de registrar e historicizar um pouco quem são essas pessoas, uma vez que a maior parte delas costuma existir dentro do anonimato.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/pixo-na-cidade-modelo/

“Só Por Hoje” (Brasil | 23 min) – Rodado na região de Curitiba, a produção emana das potências que fluem quando as narrativas são entregues a quem tem direito de contá-las. Um grupo de homens na trajetória do tratamento da dependência química conta suas próprias histórias da luta contra a doença, passando por seus desejos e transformações. Enquanto narram, filmam e encenam, essas pessoas comumente invisibilizadas pela sociedade afirmam seus pontos de vista e, principalmente, suas existências no mundo.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/so-por-hoje/

Thüe Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando – Mostra Competitiva Brasileira – Curta Metragem – Olhar de Cinema/Divulgação

Dentro da Mostra Competitiva Brasileira, espaço que busca o equilíbrio entre inventividade, abordagem de temas contemporâneos e potencial de comunicação com o público, os curtas-metragens são:

“Apocalypses Repentinos” (Pedro Henrique | Brasil | 2023 | 17 min) – Guiado por um monólogo, uma jovem cineasta conversa com a câmera/público sobre seus anseios. Nessa confissao, ela divaga e se contradiz entre seus pensamentos, que tomam forma cinematográfica. Em tom metalinguístico, regado por música e cinefilia, é tecido um comentário ácido e explosivo sobre a criação artística.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/apocalypses-repentinos/

“As Inesquecíveis” (Dir Rafaelly LaConga Rosa | Brasil | 2023 | 8 min) – A onça pintada é o maior felino das Américas. A onça pintada tamabém é o animal conhecido por sua beleza, e uma vez achado no meio da floresta, se torna impossível desviar os olhos do esplendor de sua pele. As pessoas onças pintadas são, tal como o felino em questão, pura força de vida. Neste filme de celebração das várias possibilidades dos corpos trans, a forma de contar sobre ssas vidas deve se aliar ao passo da onça no meio do mato: selvagem, livre e opulenta.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/as-inesqueciveis/

“Kanau’Kyba” (Dir. Gustavo Cacoco | Brasil | 2023 | 11 min) – Das línguas esquecidas, aos livros incediados, o que se perde é um referencial de país. Sem memória não há futuro possível, fica difícil retornar. Em “Kanau’Kyba – Kaminho das pedras em Wapitchana” -, documentário dirigido por Gustavo Caboco, a conexão entre o incêndio ocorrido no Museu nacional em 2018 no Rio de Janeiro e a descoberta da Pedra do Bendegó em 1784 na Bahia nos afirma que há narrativas que não se podem apagar.

“O Mar Também é Seu” (Dir. Michelle Coelho | Suíça, Cuba e Brasil | 2022 | 21 min) – Em uma noite uma mulher é convocada a naufragar nas memórias de um passado através de um sonho. No documentário experimental da diretora Michelle Coelho, o mundo onírico dialoga com a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo: o aborto. Na ilha, onde “existem mulheres que criam fissuras por onde entra a luz”, uma a uma é lembrada que O Mar também é seu.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/o-mar-tambem-e-seu/

“Ramal” (Dir. Higor Guimarães | Brasil | 2023 | 16 min) – Cercados por montanhas e abaixo do vasto céu na periferia da cidade de Sabará, Minas Gerais, jovens se reúnem com suas motocicletas. A Vila do Marzagão é onde a cultura mandrake divide cenário com o vagaroso trem. Os motoqueiros praticam suas manobras e performam no momento de lazer, adentrando num plano em que o tempo é deliberadamente singular.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/ramal/

“Thüe Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” (Dir. Ainda Harika, Edmar Tokorino Yanomami, Roseane Yariana | Brasil | 2023 | 10 min) – Uma mulher indígena Yanomami observa e reflete sobre um tradicional fazer xamânico, onde a imagem representa o seu olhar e o som representa sua consciência. Ela se debruça sobre o preparo da Yakõana, um pó alucinógeno oriundo de uma planta, que ao ser ingerido tem o poder de alimentar espíritos e proporcionar novos saberes. Em seu canto, a mulher observa e questiona o passo a passo do preparo do xamã, reflete sobre como seria a sua própria experiência ao inalar a Yakõana.

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/thue-pihi-kuuwi-uma-mulher-pensando/

“Virtual Genesis” (Dir. Arthur B. Senra | Brasil | 2023 | 8 min) – Tendo como ponto de partida os cavalos que remetem ao início da imagem em movimento, ao experimento que é considerado o estágio embrionário do cinema, este filme provoca a reflexão sobre um futuro distópico onde um mundo inteiro é criado pela inteligência artificial. Aqui, tudo que é audível e visível existe graças às ferramentas das máquinas inteligentes e, talvez, até mesmo conscientes. Seriam essas as mais novas formas de manipulação em massa da realidade, desenvolvidas pelos “brilhantes” cientistas da quarta revolução industrial?

Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/virtual-genesis/

Confira a programação completa do festival e acompanhe as novidades por meio do site oficial www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais: Instagram (@olhardecinema) e Tiktok (@olhardecinema).

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba já recebeu mais de 1000 produções cinematográficas e levou 200 mil pessoas aos cinemas. O patrocínio da 12ª edição é do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.

12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba no Itaú Cultural Play

Data: de 20 de junho a 4 de julho pelo Itaú Cultural Play

Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema

TikTok: https://www.tiktok.com/@olhardecinema

Produção: Grafo Audiovisual

Patrocínio: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar

Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui