24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioDestaquesPedra encontrada no Egito pode provar que uma supernova...

Pedra encontrada no Egito pode provar que uma supernova ocorreu

spot_img

Supernovas são explosões estelares no universo. Mesmo que os cientistas tenham passado anos aprendendo mais sobre eles, eles podem ter encontrado provas tangíveis de que uma rara ocorreu, de acordo com um novo estudo publicado na Icarus. Essas descobertas documentam uma pedra extraterrestre Hypatia, que foi encontrada no Egito em 1996. Os cientistas da Universidade de Joanesburgo acreditam que esta rocha era de uma supernova do tipo la, uma explosão rara que ocorre quando uma estrela anã branca densa absorve outra devido à sua química maquiagem e modelagem.

Para obter sua descoberta, a equipe examinou 17 alvos diferentes nas pequenas amostras de Hypatia. Eles conseguiram rastrear a origem da rocha com base nos baixos níveis de silício, cromo e manganês, o que os ajudou a perceber que era de fora do sistema solar interno. “Se esta hipótese estiver correta, a pedra Hypatia seria a primeira evidência tangível na Terra de uma explosão de supernova tipo Ia”, disse Kramers. “Talvez igualmente importante, mostra que uma parcela individual anômala de poeira do espaço sideral pode realmente ser incorporada na nebulosa solar da qual nosso sistema solar foi formado, sem ser totalmente misturado”.

Depois de estudar os fragmentos de rocha por meio de análise química, a equipe observou que essa pedra provavelmente veio de um corpo-mãe – uma massa celestial que cria meteoritos – que existia na época em que nosso sistema solar foi criado. “De certa forma, podemos dizer que pegamos uma supernova la explosão no ato”, disse Jan Kramers, geoquímico da Universidade de Joanesburgo, explicando que os átomos de gás da explosão massiva provavelmente foram capturados na nuvem de poeira ao redor. , que eventualmente formou o corpo parental de Hypatia.

Embora houvesse seis elementos que não se alinhavam com o modelo de uma supernova, os pesquisadores ainda acreditam que a pedra veio de uma explosão de uma anã branca, já que muitos dos elementos combinam. “Como uma estrela anã branca é formada a partir de uma gigante vermelha moribunda, Hypatia pode ter herdado essas proporções de elementos para os seis elementos de uma estrela gigante vermelha”, disse Kramers. “Esse fenômeno foi observado em estrelas anãs brancas em outras pesquisas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui