InícioCiênciaPesquisadores franceses encontram criatura folclórica — torna-se nova espécie

Pesquisadores franceses encontram criatura folclórica — torna-se nova espécie

spot_img

Os habitantes de uma pequena ilha francesa no Mediterrâneo há muito dependem da agricultura e da pecuária. Eles são cercados por praias deslumbrantes e montanhas escarpadas. Os contos populares também alertaram sobre uma criatura na área por um longo tempo.

O Escritório Francês para a Biodiversidade declarou em um comunicado de imprensa em 16 de março que a mitologia da ilha da Córsega inclui contos do “Ghjattu Volpe”. O nome do animal se traduz literalmente como “gato-raposa”.

Em 2019, o pesquisador e oficial da vida selvagem Carlu-Antone Cecchini disse: “O gato-raposa faz parte de nossa mitologia pastoril”.

Segundo ele disse à mídia, “eles contaram histórias de geração em geração sobre como os gatos da floresta atacavam as tetas de suas ovelhas e cabras”.

Segundo as autoridades francesas, as autoridades locais começaram a considerar a raposa-gato uma espécie real nos séculos XIX e XX. O animal permaneceu um mito para a maioria dos outros.

Quando a criatura foi capturada acidentalmente em 2008, isso mudou. O gato laranja de tamanho médio foi descoberto “em um galinheiro local”.

A ocorrência deu início a uma onda de exames. De acordo com autoridades francesas responsáveis pela biodiversidade, os cientistas sabiam que a raposa-gato era real, mas sabiam muito pouco mais.

Na Córsega, os pesquisadores usaram câmeras e armadilhas para capturar 16 gatos selvagens. De acordo com as autoridades, amostras genéticas foram retiradas dos gatos, e alguns receberam coleiras de rastreamento GPS antes de serem liberados.

Segundo as fotos, a raposa-gato inicialmente se assemelha a um gato doméstico. Tem uma distinta cauda com anéis pretos e uma pelagem macia de cor marrom-amarelada. A RFI relatou que um exame mais detalhado revelou que o gato selvagem era “muito mais comprido do que um gato comum”, medindo pouco mais de 60 centímetros de comprimento. As orelhas da criatura também são maiores e seus dentes caninos mais desenvolvidos.

De acordo com a RFI na época, as autoridades da vida selvagem sugeriram que a raposa-gato da Córsega era uma nova espécie de gato selvagem em 2019, encorajados por suas descobertas. No entanto, para confirmar essa hipótese, foram necessárias pesquisas adicionais de DNA no gato.

Segundo o comunicado, as autoridades francesas concluíram depois de anos. Em janeiro, um estudo sobre o DNA da raposa-gato foi publicado na Molecular Ecology.

Segundo as autoridades, a raposa-gato da Córsega é uma nova espécie. O gato selvagem era geneticamente distinto de seus dois parentes mais próximos em proximidade geográfica: os gatos domésticos no continente francês e os gatos selvagens na ilha da Sardenha, que fica nas proximidades.

Como a raposa-gato da Córsega se escondeu por tanto tempo?

Em 2019, um pesquisador que estuda a raposa-gato, Pierre Benedetti, disse à RFI que “é um animal noturno muito discreto”.

Em um vídeo, os pesquisadores explicaram como o habitat montanhoso e isolado da criatura também ajudou a se esconder.

Funcionários afirmaram que os pesquisadores ainda têm muito a aprender sobre o indescritível gato selvagem. Espera-se uma exploração mais aprofundada para compreender onde reside o felino, a sua forma nada inesperada de se comportar e como chegou a ocupar esta ilha.

A Córsega é uma ilha mediterrânea a cerca de 105 milhas a sudoeste do continente francês. A Córsega fica ao sul da ilha italiana da Sardenha.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui