15.9 C
Paraná
domingo, junho 23, 2024
InícioSaúdeSaúde aponta caso de febre amarela e reforça importância...

Saúde aponta caso de febre amarela e reforça importância da vacinação

spot_img

O Paraná confirmou o primeiro caso de febre amarela depois de um ano, importado de São Salvador, Tocantins, atualmente existem dois casos em investigação e 45 foram descartadas, com a Regional de Cuirtiba teve nesse período 65,6% dos diagnósticos.

Nas últimas décadas, graças as campanhas de vacinações, o Brasil praticamente erradicou a doença, mas alguns focos persistinaram nas selvas brasileiras.

No Paraná, foram registradas 44 notificações de epizootias (mortes de macacos) em 23 municípios de 13 Regionais de Saúde, com 36 casos descartados e oito indeterminados. Os macacos não transmitem a febre amarela. Eles ocupam a função de sentinelas no enfrentamento, indicando o caminho que o vírus está percorrendo.

A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados e pode ser evitada com uma dose da vacina. Os sintomas iniciais são febre com calafrios, icterícia, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

No período de janeiro a dezembro de 2021, foram vacinadas 112.948 crianças menores de 1 ano de idade. A cobertura acumulada até o momento é de 73,6%. A meta anual de crianças a serem vacinadas aos nove meses de idade, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações, é de 95%, o que reforça a importância da manutenção da carteira das crianças em dia.

Confira o boletim AQUI.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui