8.7 C
Paraná
terça-feira, maio 28, 2024
InícioGastronomiaSessenta queijos do Paraná são premiados em concurso nacional

Sessenta queijos do Paraná são premiados em concurso nacional

spot_img

O VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu em Blumenau (SC) entre os dias 7 e 9 de julho, contou com sessenta queijos artesanais paranaenses. Concorreram com 975 queijos artesanais de 199 cidades de 18 estados brasileiros e foram fabricados por 21 pessoas físicas ou empresas familiares. Três dos dez considerados Super Ouro ou Seleção de Queijos são paranaenses.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, enfatizou: “O Paraná tem a segunda maior bacia leiteira do país e também caminhamos para nos tornarmos um dos maiores produtores de queijos e derivados, tanto no meio industrial quanto no artesanal. “Os produtos lácteos de pequeno e médio porte do estado não são apenas apreciados dentro do estado, mas também já estão conquistando o mundo.

17 paranaenses foram homenageados com medalha de ouro, 21 com medalha de prata e 19 com medalha de bronze, além dos três queijos que foram designados como Seleção de Queijos.

A criação da Rota do Queijo em 2021, que passou a integrar o turismo rural e aposta na produção e divulgação da produção artesanal, foi um dos grandes incentivos à melhoria da qualidade. São 33 queijarias que compõem o curso estadual. Quarenta e sete queijos foram dessas empresas foram premiadas em Blumenau.

O Prêmio Queijo do Paraná, que este ano realizou sua segunda edição, ajudou esses produtores a se profissionalizarem ao conceder medalhas aos melhores produtos do estado, que podem ser exibidos nas embalagens. Os parceiros do Estado e da iniciativa privada proporcionam dezenas de ações de capacitação para atingir o nível de qualidade exigido para o prêmio.

O Inova Queijo, evento anual que conta com o apoio do Governo do Estado e tem como objetivo levar informações técnicas para melhorias desde a produção até a entrega ao consumidor final, foi lançado no final de 2022 na região Sudoeste do Paraná.

As 19 queijarias filiadas à Associação dos Queijeiros Artesanais do Sudoeste do Paraná (Aprosud) também foram instaladas na região Sudoeste. Um dos quinze queijos da associação, o Colonial 4.2.7, recebeu o prêmio Super Ouro; os outros dois vieram da Associação de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Bioparque de Toledo.

Claudemir Roos, presidente da Aprosud e fabricante de queijos Super Ouro, afirmou:  “Esse é um evento importante para avaliarmos como estão os nossos queijos em âmbito nacional, visto que estamos em busca constante de melhoria, de novos conhecimentos. As premiações mostram que estamos no caminho certo, que o Paraná tem um potencial nato que agora está aparecendo com mais ênfase e notoriedade. ”

Algumas queijarias foram premiadas pela primeira vez. “Serve de motivação tanto para quem recebe quanto para os demais, pois mostra que todos têm capacidade e potencial para isso. O Estado é parceiro da Aprosud desde o início ajudando com cursos, capacitação e dando segurança para continuar investindo”, garantiu Roos.

Os queijeiros artesanais do estado tiveram aumento de renda e visibilidade desde a adesão dos municípios ao Susaf, Sistema Único de Atenção à Saúde Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte.

Atualmente, 32 municípios já aderiram de exclusivamente, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal de Melhoria Territorial e Metropolitana Sustentável na Localidade Focal da Província do Paraná (Cid Centro) e 11 por meio do Consórcio Público Intermunicipal do Foco Noroeste do Paraná (Cicenop).

Com a aprovação do Sistema de Fiscalização Municipal, os estabelecimentos interessados em comercializar produtos agroindustriais de origem animal podem operar fora dos limites municipais, desde que aderentes ao sistema. As agroindústrias seguem protocolos de autocontrole sanitário por esse motivo.

Por meio do Banco do Agricultor Paranaense, o Governo do Estado também presta assistência a produtores de leite, agroindústrias e pequenas cooperativas. Possibilita investimentos na produção de queijo e outros laticínios, e o Estado contribui para o pagamento de parte dos juros.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui