InícioSaúdeSeus pés estão sempre frios, pode haver uma razão...

Seus pés estão sempre frios, pode haver uma razão por trás disso

spot_img

Se os seus pés não esquentam e você tem a sensação de que eles estão sempre gelados, procure um médico, pode ser sintoma de condições mais graves estejam ocorrendo no seu corpo.

Geralmente pés frios aparecem em pessoas com colesterol alto, sedentárias, fumantes, não seguem uma dieta equilibrada, estão com peso acima do ideal ou tês problemas de circulação ou inflamação.

Segundo o portal Prevention, os pés frios geralmente estão relacionados às artérias, que são os vasos sanguíneos pelos quais o sangue flui, Quando esses vasos se estreitam, eles levam a menos fluxo sanguíneo para as extremidades, incluindo os pés.

Aqui, conversamos com especialistas para determinar por que seus pés estão sempre frios e como tratá-los.

Causas de pés frios

  1. Você tem um problema vascular.
    A causa mais comum de pés frios é um problema vascular ou má circulação, onde o sangue não está circulando de forma eficiente para as pernas e pés, diz o Dr. Schaeffer. É especialmente importante observar se você está experimentando sensações de frio em apenas um pé, pois isso pode ser um sinal de doença vascular periférica que deve ser tratada o mais rápido possível, diz o Dr. Bawer.

Nota: Se você fuma, tem pressão alta ou colesterol alto, isso pode colocá-lo em risco de doença vascular ou outros problemas com os vasos sanguíneos, o que pode causar mãos e pés frios.

  1. Pense novamente e considere com que frequência você sente os pés frios. Para algumas pessoas, mãos e pés frios são simplesmente o resultado de como o metabolismo do corpo funciona. A menos que você também tenha perdido uma quantidade considerável de peso recentemente, pode ser assim que seu corpo funciona.

“Embora os pés frios às vezes possam ser normais, você nunca deve ignorar um sintoma fisiológico recorrente que o incomoda”, observa o Dr. Schaeffer. Mas é completamente possível que seja simplesmente uma característica herdada que não faz mal.

  1. Você tem um problema nervoso.
    A neuropatia periférica é um problema nervoso que ocorre em suas extremidades, como mãos e pés, explica o Dr. Kirk. Os sintomas tendem a começar na parte mais distante, de modo que os problemas nervosos são frequentemente notados nas pernas e nos pés. Dr. Schaeffer acrescenta que se você está sentindo frio, mas sua pele em si não está fria, isso pode ser um sintoma de uma condição neurológica.
  2. Você perdeu muito peso.
    Dr. Kirk diz que se você perdeu muito peso recentemente, isso pode alterar sua circulação e causar frio nas mãos e nos pés. A perda de peso também pode alterar o metabolismo, diminuindo a velocidade para preservar as calorias, deixando você com frio. Se você estiver com perda de peso inexplicável, informe seu médico, pois isso pode ser um sintoma de um problema mais sério.
  3. É um efeito colateral da sua medicação
    Alguns medicamentos têm um efeito colateral comum de extremidades frias. Por exemplo, o Dr. Kirk diz que alguns medicamentos para pressão arterial podem diminuir a circulação, o que pode fazer com que seus pés fiquem mais frios do que o normal. Alguns medicamentos para enxaqueca, estimulantes ou anfetaminas ou medicamentos contra o câncer também podem causar pés frios, diz o Dr. Bawer.

Além disso, alguns medicamentos de venda livre, como descongestionantes, podem contrair ou apertar os vasos sanguíneos, acrescenta o Dr. Kirk. Sempre informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você está tomando, porque alguns medicamentos de venda livre podem interagir com medicamentos prescritos, ela adverte.

  1. Você tem diabetes.
    Peter Deane, M.D., F.A.C.P., diretor médico da MVP Health Care, explica que o diabetes às vezes pode causar pés frios porque a condição está associada à má circulação. De acordo com a American Diabetes Association, a condição pode levar a danos nos nervos, chamados neuropatia, que por sua vez podem causar fluxo sanguíneo ruim para os pés. Além disso, isso pode tornar os vasos sanguíneos em seus pés e pernas estreitos e endurecidos, por isso é recomendável tomar precauções para manter a pressão arterial e o colesterol sob controle.
  2. Você está anêmico.
  3. Embora não seja muito comum, Kirk diz que uma deficiência de ferro na dieta pode diminuir a contagem de glóbulos vermelhos, o que significa que seus pés receberão pouco oxigênio.
  4. Você tem Síndrome de Reynaud.
    Essa síndrome geralmente começa na adolescência ou no início dos 20 anos, quando os dedos das mãos e dos pés mudam de cor quando expostos a uma mudança de temperatura, explica o Dr. Kirk. Pode ocorrer por conta própria de repente, ou acontecer junto com outras doenças autoimunes ou do tecido conjuntivo, como lúpus, artrite reumatóide ou distúrbios da tireóide, de acordo com a Hopkins Medicine. Certifique-se de informar o seu médico se notar mudanças de cor além das mudanças de temperatura em seus pés.
  5. Você tem deficiência de vitamina B12.
    Baixos níveis de vitamina B12 podem levar a danos nos nervos, diz o Dr. Kirk. Algumas pessoas não têm a capacidade de absorver adequadamente a vitamina B12 e podem ter deficiência de B12, enquanto outras (especialmente aquelas que seguem uma dieta baseada em vegetais) podem não ter vitamina B12 suficiente em sua dieta. Alimentos ricos em vitamina B12 incluem frutos do mar como salmão, mariscos e trutas, fígado bovino, leite e cereais fortificados. Se você suspeitar que isso pode ser um problema, fale com seu médico o mais rápido possível. Isso pode causar mãos e pés frios quando está doente com uma infecção, ITU, febre ou outra doença.

Sintomas de pés frios
Se você não mudou o clima e tem uma mudança repentina nos pés frios, isso é provável quando há um problema subjacente, diz o Dr. Kirk. E se seus pés doerem, ou você sentir dormência, formigamento ou queimação associada à sensação de frio, é algo para mencionar ao seu médico.

Além disso, qualquer mudança de cor na pele ou ao redor dos pés que apareça junto com a mudança de temperatura também deve enviar uma bandeira vermelha para consultar seu médico, acrescenta ela. Isso pode parecer um escurecimento, uma cor roxa ou até uma erupção cutânea. Se você não consegue ficar na ponta dos pés ou salto alto (o que requer alongamento dos músculos e nervos do pé), ela também recomenda consultar seu médico.

Como tratar os pés frios
Converse com seu médico sobre pés frios. Dr. Schaeffer diz que seu médico provavelmente fará um histórico médico completo porque há muitas razões pelas quais você pode estar sentindo os pés frios. “Para pés e dedos, em particular, podólogos e cirurgiões de pé e tornozelo estão muito familiarizados com a aparência das extremidades e reagem ao toque se o fluxo sanguíneo estiver comprometido”, acrescenta.

Seu médico determinará o melhor tratamento para você com base no que os pés frios parecem estar relacionados. Se for um problema de circulação, por exemplo, seu médico pode sugerir que você se levante e se mova com mais frequência para que o sangue flua, reduza a ingestão de alimentos gordurosos e açucarados, beba mais água, levante os pés ou use meias de compressão.

Além disso, o Dr. Deane diz que o exercício cardiovascular pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo, medicamentos para tratar o problema subjacente podem oferecer alívio e, em casos extremos, a cirurgia de ponte de safena nas pernas pode ser necessária se as artérias estiverem bloqueadas.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui