Um réptil raro e reverenciado faleceu recentemente no Vietnã, colocando sua espécie em perigo de extinção.
Um site de notícias on-line, o animal que faleceu era uma tartaruga gigante de casca mole do Yangtze que se destacou por seu grande tamanho e focinho de porco.
Segundo o relatório, a tartaruga de 90 quilos morreu de causas não especificadas em um lago de Hanói.
Tim McCormack, superintendente do Programa de Tartarugas Asiáticas para Proteção Indo-Mianmar, nos informou que os pesquisadores aceitam que o animal era a fêmea mais recente de sua espécie.
No Facebook, o biólogo e personalidade da televisão Forrest Galante escreveu: “Estou realmente com o coração partido”. Ele acrescentou que a morte da criatura deixa “apenas dois machos conhecidos – um no zoológico de Suzhou, na China, e outro no lago Xuân Khanh, em Hanói”.
Galante é um conservacionista que anteriormente colaborou com o Asian Turtle Program na análise de eDNA da tartaruga.
O réptil em extinção tem um status mítico no Vietnã porque é mencionado em uma lenda semelhante à do rei Arthur da Inglaterra.
Diz-se que um rei recebeu uma espada mágica da tartaruga, o que lhe permitiu afastar os intrusos. Quando os inimigos foram esmagados, segundo a lenda, a tartaruga voltou em um lago de Hanói e recuperou a arma antes de desaparecer sob a superfície.
Algumas pessoas até adoram a tartaruga e, quando um de seus últimos indivíduos sobreviventes faleceu em 2016, seus restos mortais embalsamados foram exibidos.
De acordo com um estudo publicado em 202, a espécie, que só é nativa de uma parte da China e do Vietnã, começou a declinar na década de 1980 como resultado da perda e consumo de habitat.
Atualmente, existem apenas dois sobreviventes conhecidos da espécie, mas é possível que mais existam na natureza sem serem detectados. De acordo com o estudo, houve mais de uma dúzia de possíveis avistamentos de tartarugas desconhecidas nos últimos anos.