InícioSaúdeTeoria do "vazamento laboratorial" da Covid

Teoria do “vazamento laboratorial” da Covid

spot_img

O Departamento de Energia dos Eua determinou que a pandemia de coronavírus provavelmente começou com um vazamento acidental de laboratório, apesar de ter “baixa confiança” na conclusão. O departamento havia declarado anteriormente que não tinha certeza da origem da pandemia; no entanto, uma nova análise realizada por especialistas do complexo nacional de laboratórios do departamento fez uso da inteligência mais recente e influenciou o departamento a favor da teoria do acidente laboratorial. Com “confiança moderada”, o FBI também chegou à conclusão de que um vazamento do Instituto de Virologia de Wuhan provavelmente iniciou a pandemia.

No entanto, um painel de inteligência e quatro agências adicionais afirmaram que o surto inicial na China provavelmente foi causado por um “transbordamento” animal. A conclusão é a mesma: Basicamente, ninguém realmente sabe o que aconteceu. A China alimentou suspeitas de encobrir o caso ao reter poucas informações sobre os primeiros casos em 2019.

Existem inúmeras equipes de pesquisa de “primeira linha”. Como parte da pesquisa do laboratório sobre armas de destruição em massa, ele conta com uma equipe de cientistas especializados no estudo de armas biológicas como vírus.

No passado, a Livermore Biosciences and Biotechnology Division investigou como determinar melhor a origem de um vírus como SARS, MERS e outros coronavírus “transferidos de animais para seres humanos, mutações raras de vírus com hospedeiros animais, e outros tópicos que são particularmente relevantes quando se olha para as origens da pandemia.” Embora tenha chegado à sua nova conclusão sem muita confiança, a nova informação que motivou a mudança é “provavelmente extremamente significativa”.

Um editorial afirmou que “talvez nunca saibamos ao certo como o vírus atingiu os humanos pela primeira vez” porque “a China encobriu todas as evidências que possui sobre a origem do vírus”. Recusa-se a permitir que a Organização Mundial da Saúde conduza uma investigação mais completa do que em 2021″.

A China claramente “teme o que uma investigação independente pode descobrir”. A avaliação do Departamento de Energia dos Eua ocorre quando os republicanos que agora controlam a Câmara estão se preparando para iniciar sua própria investigação e estão tentando fazer com que o governo Biden seja mais aberto sobre a inteligência que encontrou “que as autoridades de saúde pública queriam esconder que a ajuda financeira dos EUA ao laboratório de Wuhan pode ter contribuído na pesquisa de que poderia ter sido um vazamento”. Sabemos agora que é algo que os funcionários da saúde pública queriam esconder. Para compreender plenamente esse “episódio vergonhoso”, o povo americano “merece conhecer os fatos sobre a relação dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA com o laboratório de Wuhan”.

De acordo com Michael Hiltzik, do Los Angeles Times, a alegação de que a covid veio de um laboratório chinês “foi consistentemente desmascarada por especialistas científicos e deveria ter sido enterrada há muito tempo”. No entanto, a avaliação mais recente do Departamento de Energia dos Eua apenas deu a ele “outra injeção de plasma vivificante” e “ainda caminha entre nós” como um zumbi.

De acordo com Andrew Ross Sorkin no The New York Times, a avaliação do Departamento “poderia ter amplas consequências em casa e no exterior”, estando correta ou não. Embora não haja “consenso” entre cientistas e agências federais, a descoberta do Departamento “ameaça causar disputas partidárias” em Washington. Nenhuma agência acredita que o coronavírus foi uma arma de bioengenharia.

A avaliação do Departamento pode representar a maior ameaça por “agitar ainda mais as relações EUA-China em um momento de tensões elevadas entre as superpotências”, de acordo com o relatório. Pequim respondeu à avaliação do Departamento dizendo aos Estados Unidos para parar de “difamar a China”, e Pequim sempre “rejeitou a hipótese do vazamento de laboratório como uma mentira sem base científica”. É questionável se Pequim fará mais progressos como disciplina” para ressuscitar essa discussão, mas se isso acontecer, as relações EUA-China terão perdurado sem nenhuma mudança real em como podemos interpretar como a pandemia começou.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui