InícioEducaçãoComo idosos podem aprender a mexer no celular

Como idosos podem aprender a mexer no celular

spot_img

A Assembleia Legislativa do Paraná promove na próxima quarta-feira (25) a segunda edição do Workshop Smartphone Conecta+, que ensina a idosos utilizar as funcionalidades de smartphones, incluindo configurações básicas e aplicativos úteis para facilitar o cotidiano. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas de forma gratuita pelos telefones (41) 99131-5494 ou (41) 98836-9138. As matrículas vão até quarta-feira (24), às 17 horas. A realização é do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia em parceria com a Celepar. A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Cobra Repórter (PSD).

O curso, que ocorre no Plenário da Assembleia, será realizado em dois horários. A primeira turma realiza as atividades das 9 às 12 horas. Já a segunda, das 14 às 17 horas.  De acordo com a organização, os participantes deverão levar o aparelho celular carregado. Além disso, eles receberão uma caneta touch screen para facilitar a seleção de ícones na tela, assim como já aconteceu nas turmas anteriores. Ministrado por colaboradores da Celepar, o curso oriente sobre funções e configurações básicas dos aparelhos, como ligar, desligar, salvar contatos, armazenar fotos e outros arquivos; uso da internet, dados móveis, wifi, segurança, senhas; e os principais aplicativos utilizados no cotidiano, como os de comunicação e mobilidade urbana.

Além disso, as atividades têm foco no uso de plataformas do Governo do Paraná, como a Farmácia Popular, o Menor Preço, que permite a pesquisa do menor valor de um produto em estabelecimentos de uma região, o aplicativo 190, para acionar a Polícia Militar, e o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), plataforma que promove o acesso online a serviços públicos do Governo do Estado.

Após os bons resultados da primeira edição, duas novas turmas poderão participar do Workshop. “Ficamos felizes com a adesão nas duas edições iniciais. Isso comprova como os idosos tem sede de aprender, conhecer coisas novas e se sentirem inclusos ao mundo digital. Pensando nisso, a Assembleia e a Celepar estão promovendo uma nova edição deste curso tão importante”, disse a presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado, Rose Traiano.

“É nosso papel enquanto governo garantir a inclusão digital do idoso”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar. “Capacitar pessoas para o acesso a plataformas digitais significa assegurar a elas o pleno exercício da cidadania, uma vez que a internet é um importante meio de utilizar serviços e encontrar informações”, complementou.

A Celepar já realizou treinamentos em tecnologia para aproximadamente 15 mil idosos em 97 municípios paranaenses. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Social e Digital da Pessoa Idosa, criado pela companhia em 2013.

Serviço:

Whorkshop Smartphone Conecta+ 

Data: 25/10/2023

Horário: 09:00

Local: Plenário (DEPUTADO WALDEMAR DAROS)

Horário em duas etapas:

TURMA 1 – 9h às 12h

TURMA 2 – 14h às 17h

Inscrição pelo Telefone: 41 – 99131-5494
*As incrições vão até 24/10, às 17h.

Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui