17.5 C
Paraná
quarta-feira, julho 17, 2024
spot_img
InícioEducaçãoAlep realiza aulão preparatório para o Enem

Alep realiza aulão preparatório para o Enem

spot_img

Na reta final dos preparativos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, cerca de 600 alunos da rede pública devem participar de uma revisão no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em 27 de outubro próximo, a partir da 8 horas, com o objetivo de auxiliar os estudantes com orientações para atingirem boas qualificações no exame.

Promovido pela Escola do Legislativo em parceria com o Instituto Eureka os estudantes da Rede Pública de Ensino representando os Municípios da Grande Curitiba assistirão aulas das cinco grandes áreas do conhecimento exigidas no Enem: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação, além de vislumbrar um exercício de redação prática cuja temática será a situação dos moradores de rua no Brasil.

Também participarão os integrantes do Projeto Debatedores Nota 1.000 que é a redação Enem de forma oral e será protagonizada por 40 alunos dos Colégios Estadual do Paraná, Professor José Guimarães, Xavier da Silva e Narciso Mendes. Estes estudantes desenvolverão um texto oral em quatro partes, contextualizando uma redação para o Enem. Os professores da Instituto Educacional Eureka apresentarão questões e dicas sobre as provas. Ao todo, participarão diretamente mais de 50 professores, pedagogos e diretores dos colégios estaduais.

Para o diretor da Escola do Legislativo, doutor Dylliard Alessi “esta revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio vai ser um dia para contribuir. É uma forma da Assembleia também participar, mais uma vez, desse processo com os alunos da rede pública de ensino. A Assembleia Legislativa tem essa missão de aproximar os alunos aqui do poder público. E a Escola do Legislativo cumpre o seu papel através da parceria com o Instituto Eureka para dar uma revisão para o Enem, hoje a grande porta de acesso para as Universidades”.

“Os alunos entram aqui, conhecem a Assembleia, e recebem uma revisão para que possam ir fazer o Enem com mais tranquilidade, lembrando as principais questões e assuntos em alta, acompanhados de um grupo de professores muito especializado. Esta é a parceria que nós temos com o Instituto Eureka, professores que fazem não só uma grande aula, mas também um show para esses alunos de forma que eles aprendam e se divirtam. E isso faz parte desta missão de abertura de portas da Assembleia”, completou do doutor Alessi.

Serão 4h30min de aulas como uma autêntica revisão de véspera transmitida ao vivo pela TV Assembleia e posteriormente reprisada pela TV Paraná Turismo, nos dias 28 e 04/11, véspera do Enem que acontece nos dias 05 e 12 de novembro. Serão distribuídos aos participantes um caderno de exercícios com questões que já caíram em exames anteriores e, posteriormente, disponibilizados on line, no endereço eletrônico: https://www.assembleia.pr.leg.br/assembleia-no-enem

O projeto 

 O projeto “Assembleia no Enem” começou em 2016, quando a Diretoria de Comunicação passou a exibir na TV Assembleia aulas de preparação para o Enem, ministradas pelos professores da ONG Instituto Educacional Eureka. Além das aulas, surgiu a ideia inédita no país de promover um aulão no Plenário da Assembleia. A iniciativa foi um sucesso que contou com a presença de mais de 2500 alunos, transmitidos ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do legislativo paranaense.

Também foi produzido um hotsite próprio do projeto com conteúdos exclusivos e materiais de apoio para que os alunos possam estudar.  No site do projeto estão disponíveis apostilas online, com exercícios de provas anteriores do ENEM que podem ser baixadas para a resolução dos exercícios.

Ainda dentro da proposta do projeto Assembleia no Enem, em 2016 a Assembleia Legislativa promoveu o 1º Concurso de Redação, que mobilizou 50 mil alunos das escolas públicas de Curitiba. Estudantes das 132 escolas estaduais participaram do concurso com o tema: ”Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?”.

Em 2023 a Escola do Legislativo da Assembleia assumiu a parceria com o Instituto Eureka para realizar nova edição do aulão de revisão do Enem e produção conjunta de novos e atualizados conteúdos.

Enem

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional avalia o desempenho do estudante e ajuda os participantes no acesso à educação superior, financiamento estudantil, desenvolvimento pessoal, além de promover melhorias na educação.

A prova, realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é considerada porta de entrada para o ensino superior brasileiro. Dividido em duas etapas, o exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação. Neste ano, as provas ocorrerão nos dias 05 e 12 de novembro de 2023.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui