24.2 C
Paraná
sábado, junho 22, 2024
InícioCulturaDocumentário “Artistas da Tela” estreia em Maringá no dia...

Documentário “Artistas da Tela” estreia em Maringá no dia 7 de outubro

spot_img

Filme foi dirigido por Thayse Fernandes e projeto foi idealizado pelo publicitário Maurício Borges, que faleceu em agosto de 2022

Traços a mão que eternizaram clássicos da sétima arte pelas ruas de Maringá. O documentário “Artistas da Tela” resgata o importante período histórico e reafirma a influência dos cinemas de rua como fio condutor e estímulo para a produção cultural e arte local. Dirigido pela cineasta Thayse Fernandes, o filme tem estreia marcada para o sábado, dia 7 de outubro, às 10h30, no Cineflix do Maringá Park.

Viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti, o filme foi um dos muitos projetos idealizados pelo produtor audiovisual e publicitário Maurício Borges, que faleceu em agosto do ano passado.

Apaixonado por cinema, ele acreditava que Maringá poderia se tornar referência no audiovisual brasileiro. Depois da estreia, o filme terá ainda outras quatro exibições gratuitas.

● 09 de outubro de 2023, às 20h – Teatro Reviver Magó

● 12 de outubro de 2023, às 20h – CAC

● 15 de outubro de 2023, às 19h – Vaca Louca Café

● 17 de outubro de 2023, às 14h – Cine UEM

“Para mim foi uma satisfação enorme ter feito esse projeto e ter sido escolhida pelo Mauricio Borges para dirigir esse filme. Eu amo fazer documentários e ouvir cada depoimento, cada história foi enriquecedor. Difícil mesmo foi só escolher o que entraria no corte final do filme, porque cada depoimento já daria um filme por si só”, destacou a diretora.

Os cartazes reproduzidos para a divulgação de grandes obras cinematográficas, de diferentes períodos, eram os grandes chamarizes de público. Os cartazistas os reproduziam artesanalmente, em tamanhos enormes, que ficavam expostos na fachada dos cinemas para chamar a atenção do público.

“E esse tema de cinemas de rua está em alta, temos o filme Retratos Fantasmas do Kleber Mendonça que está até na concorrência para representar o Brasil no Oscar e também fala dessa época de ouro dos cinemas de rua. O filme foi uma missão”, disse Thayse.

Produção e Equipe

A Produtora que desenvolveu o filme é a Blache Filmes e a equipe que realizou o filme foi: o diretor de fotografia londrinense, Anderson Craveiro que, em 2019, realizou com a diretora um filme documental sobre cinemas de rua em Maringá; os produtores Orlando Chavata (que possui experiência com MUCO, documentário internacional que está sendo exibido em todo o Brasil) e Gabriel Campos; os stills do filme foram fotografados pela fotógrafa Lírica

Aragão que também operou câmera com Lucas Bulgarão; o áudio foi realizado pelo Giovani Nori; a direção de arte foi feita pela Naju Campos e as mídias estão sendo desenvolvidas pela equipe da Madá Criativa.

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui