24 C
Paraná
terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioGeralUma supernova tão próxima que pode ser vista com...

Uma supernova tão próxima que pode ser vista com telescópio amador

spot_img

Uma descoberta impressionante foi feita recentemente pelo lendário astrônomo japonês Koichi Itagaki. Ele capturou observações de uma supernova visível que estava tão perto da Terra que as configurações de telescópios amadores foram capazes de localizá-la. A explosão cósmica foi encontrada no universo M101 e foi atribuída SN 2023ixf.

Esta supernova é tão fascinante porque está muito próxima da Terra, tornando possível para uma ampla gama de astrônomos e observadores do céu observá-la sem pagar caro em equipamentos. Itagaki, o primeiro espectador da explosão cósmica, também contribuiu muito para a cosmologia, então não é de se esperar vê-lo proceder para detectar eventos incríveis no universo.

O sistema M101 também é chamado de Galáxia do Cata-Vento ou Messier 101. A supernova foi observada pela primeira vez sendo visível na sexta-feira, 19 de maio, e a galáxia está na constelação Ursa Maior. Uma brilhante exibição de aurora iluminou o céu noturno naquele mesmo dia e a magnitude da supernova foi determinada em 14,9.

SN 2023ixf é o desaparecimento catastrófico de uma estrela supergigante envelhecida, pois todas as evidências apontam para uma supernova Tipo II. Quando sóis massivos fundem elementos mais simples em outros mais complexos, esses tipos de supernovas ocorrem com frequência, fazendo com que a energia pulsasse e se espalhasse por toda a área. No entanto, como a fusão do ferro requer muita energia, as estrelas entram em colapso porque não têm energia para se estabilizar.

Vários astrônomos foram para o céu noturno com seus telescópios para ver a explosão cósmica enquanto era perceptível dentro do M101. Andrew McCarthy é um dos astrônomos observando o céu naquele dia. Ele tornou-se conhecido tirando fotos incrivelmente detalhadas da Lua, do Sol e até mesmo de outros eventos cósmicos.

spot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

hot news

Publicidade

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui